Comunidades Açorianas

ComunidadesAcorianas.org
Língua:
  Ajuda

1. O que é o Portal Comunidades Açorianas?

Na sequência da realização das II e III Jornadas Emigração/Comunidades, em Janeiro de 2004, na ilha de São Miguel, e em Junho de 2007, na ilha Graciosa, respectivamente, foi definida a criação de um portal dirigido às comunidades açorianas e de origem açoriana, que englobará diversas áreas como sejam a História, Literatura, Ensino da Língua Portuguesa, Referências Bibliográficas, Artes e Letras, Património Cultural, entre outras.

A importância deste instrumento de divulgação de conhecimento é, para todos os colaboradores, uma homenagem aos milhares de açorianos que desde o século XVII difundiram a cultura dos Açores em diversas partes do planeta.

Participe e contribua com os seus conhecimentos no Portal Comunidades Açorianas.

 

2. Por que posso confiar nas informações apresentadas no Portal Comunidades Açorianas?

Todos os conteúdos apresentados no Portal, incluindo os Artigos / Trabalhos dos inúmeros Autores de vários países, são avaliados pela Direcção do Portal, que analisa qualquer informação incorrecta que possa ser transmitida aos visitantes do Portal.

Os Artigos / Trabalhos que ainda não foram avaliados pela Direcção do Portal são marcados com a expressão Em Apreciação, em cor vermelha no topo do Artigo / Trabalho. Assim que o Artigo / Trabalho for avaliado pela Direcção do Portal, a indicação é removida e o Artigo / Trabalho é publicado na sua versão final, passando nesse momento para o processo de tradução.

 

3. Em que línguas os conteúdos do Portal são apresentados?

Os conteúdos do Portal e os seus Artigos / Trabalhos são apresentados em Inglês e Português.

Em qualquer momento da navegação o visitante do Portal pode alterar a língua apresentada, utilizando o recurso no cabeçalho do Portal Língua / language.

 

4. O que são os locais com marcador apresentados no mapa?

Os locais com marcador no mapa referem-se aos locais tratados nos Artigos / Trabalhos e NÃO à localização dos Autores.

Exemplo: Um Autor do Canadá produz um Artigo / Trabalho sobre a cultura açoriana no Brasil. Neste caso o local apresentado no mapa será o Brasil e não o Canadá.

 

5. Como inserir um Artigo / Trabalho no Portal ?

É exigido ao candidato a Autor o preenchimento do pré-cadastro para que a Direção do Portal avalie a sua solicitação.

Todos os dados fornecidos pelo candidato a Autor são importantes para a análise da Direção do Portal. O candidato a Autor do Portal deve revelar a sua relação com a Cultura Açoriana. Somente serão considerados Autores os candidatos que demonstrem a intenção de colaborar com o Portal sobre este tema e tenham uma relação com o assunto.

Leia atentamente o item abaixo e saiba mais sobre como se tornar Autor do Portal.

 

6. Como se tornar Autor ?

Na Página inicial do Portal, clique sobre a opção Como participar na comunidade e publicar Artigos / Trabalhos neste Portal ou Quero tornar-me Autor do Portal para preencher o Pré-cadastro e solicitar adesão como Autor do Portal.

Leia as orientações e, no rodapé da página, clique no link Inicie o seu pré-cadastro aqui.

 
 
Governo Regional dos Açores