Comunidades Açorianas

ComunidadesAcorianas.org
Língua:
Impacto Sócio-recreativo-cultural da Emigração pós-Capelinhos na Califórnia
Línguas disponíveis:
Tony P. Goulart
Saiba mais sobre o(a) autor(a) clicando aqui
Originalmente
escrito em:
Português
Outros dados:
Co-Autor(es):
Carlos Almeida, José Lomelino Alves, José Ávila, Manuel Bettencourt, Diniz Borges, Elmano Costa, Lionel Goularte, Décio Oliveira, e José do Couto Rodrigues, Al Dutra.
Tipo:
Cientifico
Tema:
História
Subtema:
Emigração pós-Capelinhos na Califórnia
Referência geográfica do conteúdo:
San Jose, CA, USA
Referência Primeira Publicação:
Capelinhos: As Sinergias de um Vulcão – Emigração Açoriana para a América
Palavras-Chave:
Emigração pós-Capelinhos,Impacto Sócio-recreativo-cultural na Califórnia, Organizações comunitárias da Califórnia
Resumo:
Este texto apresenta uma análise aprofundada e diversificada das sinergias geradas pelo vasto número de imigrantes que fizeram parte da vaga de imigração pós-Capelinhos no seio das comunidades luso-americanas já estabelecidas. Essas comunidades eram compostas primariamente por emigrantes e descendentes da primeira grande vaga de emigração, que chegara aos Estados Unidos na viragem do século XX e até meados da década de 1920. Os seus membros eram pessoas de idade mais avançada e "americanizadas" e muitos dos seus descendentes haviam-se já tornado parte integrante do "main stream" da sociedade americana, tendo-se distanciado da sua herança cultural portuguesa. Grande parte das associações comunitárias, estabelecidas pela primeira vaga de emigrantes, tinha cristalizado e parado no tempo por falta de inovação e da influência de gente com novas ideias. Até algumas das próprias paróquias portuguesas tinham agora congregações mais americanizadas do que portuguesas.
É neste contexto que a vaga de emigração pós-Capelinhos aparece como a força revitalizadora das comunidades portuguesas existentes nos Estados Unidos. O seu impacto é inquestionável no rejuvenescimento da comunicação social, em especial na rádio e no aparecimento de novas publicações jornalísticas; no estabelecimento, preservação e expansão do ensino da língua portuguesa a todos os níveis de instrução; num interesse mais vasto pela educação e pelo ingresso em cursos superiores; na revitalização das organizações comunitárias, particularmente as sociedades fraternais de socorros mútuos, ainda muito presas aos seus ritos tradicionais maçónicos. O impacto desta nova geração também se fez sentir a nível das estruturas sócio-recreativo-culturais comunitárias, com a criação de novos grupos e a revitalização de outros já existentes. A influência estendeu-se ainda aos aspectos económicos, embora não seja fácil quantificá-los em determinadas áreas. Adicionalmente, esta infusão de nova energia também contribuiu fortemente para um maior interesse e envolvimento nas actividades cívicas e políticas, ao mesmo tempo que ajudou a projectar uma imagem mais digna e justa da comunidade, contribuindo para o prestígio da mesma e um maior orgulho pessoal e comunitário dos seus membros.
Por fim, o sucesso económico de muitos indivíduos, em conjunção com o gosto de preservar a sua herança e valores culturais, incentivou um novo e vasto número de interesses e de actividades comunitárias.
Artigo em PDF Download Não está conseguindo visualizar o arquivo?
Use o link ao lado para baixar e instalar o Adobe Reader.
Acrobat
  Baixar o arquivo PDF (110.2 kb)
   
 
Clique ali para abrir ou fechar
a visualização do Artigo / Trabalho

Entre em contato com o autor

Indique para um amigo

Comunicar a Direcção do Portal um erro ou denunciar conteúdo impróprio

 

Governo Regional dos Açores